Monthly Archives: abril 2016

  • 0
superando_logistica

Vencendo os gargalos da logística brasileira

O transporte no Brasil é desafiador. Desde a fundação do país, enfrentamos problemas com movimentação de pessoas e de carga. A situação se complica com os obstáculos recentes aos investimentos no setor. Importar com sucesso depende cada vez mais de planejamento logístico competente e profissional.

A logística nacional enfrenta diversos gargalos. Os portos costumam ter recursos e capacidade limitados. A malha ferroviária é incompleta. As rodovias são sinuosas, longas e muitas vezes danificadas. E a carga tributária pode ser pesada e de difícil compreensão. Superar esses obstáculos demanda esforço de logística e localização estratégicas.

Todos esses desafios faz com que nacionalizar mercadorias seja um processo lento e complicado. É preciso avaliar o modal mais adequado para o transporte. É necessário investigar em que porto estão as melhores condições operacionais e alfandegárias. É indispensável contar com parceiros que permitam arquitetar as melhores rotas.Um plano de logística improvisado ou mal feito traz inúmeros problemas à importação. As encomendas podem sofrer aumento nos custos, atrasos, danos e até mesmo perdas totais. Tudo isso gera amarras à produção e prejuízos gerais. é preciso lembrar que, em um país como o nosso, importar é fundamental à competitividade.

Para superar esses gargalos e desafios, a WM Trading oferece planejamento logístico  completo, baseado em experiência, monitoria, análise e busca constante por oportunidades.  Contamos com uma ampla rede de escritórios, localizados em territórios estratégicos da logística brasileira. Temos recursos para avaliar e utilizar as melhores opções para nacionalização de carga, seja em modal marítimo, aéreo ou terrestre.

Nossa rede de parceiros permite acessarmos as melhores rotas e alternativas para movimentar sua carga. Isso nos permite diminuir tempo de espera e riscos de transporte. Sua encomenda chega em tempo e condições competitivos. Nesse processo, estudamos regimes tributários com precisão, obtendo as melhores soluções tributárias para suas operações. Sua carga desfruta de toda redução ou isenção fiscal possíveis.

Peça um orçamento e supere os desafios da logística nacional por meio de nosso planejamento.
Marcelo dos Santos Netto

 

WM Trading

  • 0
importações

Importações para a competitividade

A concorrência é a única certeza do mercado. Com ou sem crise, empresas farão os melhores esforços para conquistar a preferência e arrebatar clientes. Nessa competição, investir em competitividade ainda é a melhor estratégia. Para isso, as importações podem fazer um grande diferencial.

Em cenários de crescimento, a competição aumenta para aproveitar o bom momento da economia. Em cenários de crise, ela aumenta em busca da sobrevivência. Em ambos os casos, é preciso soluções inventivas, que permitam desenvolver a produção, melhorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a competitividade. As melhores soluções estão no mercado internacional.

Com importações, sua empresa acessa oportunidades em qualquer parte do globo. É possível adquirir equipamentos sem equivalente nacional, fazendo a diferença na produtividade. É possível também alcançar matéria prima e produtos de alta qualidade e a preços competitivos. A operação sempre pode valer a pena, mesmo com a alta carga tributária nacional.

Apesar de todas as vantagens, somente importar não basta. É preciso assessoria competente, que saiba lidar com os desafios impostos às importações. Esses desafios incluem complexidade da carga tributária, gargalos na logística, pesquisas por mercados, atendimento às exigências técnicas e sanitárias nacionais. Se mal realizada, a importação pode ser desvantajosa, afetando negativamente seu desempenho.

Para vencer esses desafios, a WM TRADING oferece uma assessoria completa para importar com segurança e competitividade. Oferecemos todos os recursos que sua empresa necessita para importar e se destacar em qualquer cenário econômico, vencendo crises e aproveitando cenários favoráveis de crescimento.  Dinamizamos o transporte de suas operações, trazendo redução de tempo de espera. Com escritórios e fornecedores estratégicos, obtemos as melhores soluções logísticas para o transporte de suas encomendas, evitando gargalos e reduzindo custos e evitando demora.

Asseguramos a lucratividade de seus negócios com as melhores soluções    para suas operações. Realizamos uma correta e minuciosa classificação de mercadorias, evitando assim entraves alfandegários com atrasos e multas. Usamos toda nossa credibilidade no mercado para negociar em seu favor. Trazemos segurança para suas atividades de comércio internacional. Realizamos hedge cambial, evitando as oscilações do dólar e assegurando a lucratividade das operações. Cumprimos todos os requisitos sanitários e de segurança para o transporte de suas mercadorias. Competição existe em qualquer cenário econômico. Importações são a solução em todas as ocasiões. Conte com a WM TRADING para obter o melhor, independentemente do cenário de calmaria, bonança ou intempérie.

Fale conosco e saiba mais sobre como beneficiamos as importações da sua empresa e elevamos sua competitividade.

 

Marcelo dos Santos Netto

WM Trading

  • 0
câbio

Os juros do FED e as importações brasileiras

Em comunicado recente, o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (FED), anunciou que os juros americanos não terão aumento. Seu patamar continuará entre 0,25 e 0,50%, conforme lançado no início de 2016, o primeiro aumento depois de uma década [1]. Com isso, o preço do dólar despencou, ficando abaixo dos R$4,00, patamar que gerou inquietação durante o ano de 2015. Uma janela de oportunidades às importações brasileiras e aos que planejam consumir mercadorias estrangeiras.

Embora não estejam mais zerados, os juros americanos podem ser considerados baixos. Como resultado, empréstimos de moeda americana continuam facilitados, o que diminui seu valor cambial. É um momento interessante para importadores e para consumidores que desejam adquirir mercadorias em dólares. Somado ao contexto político brasileiro, os juros americanos formam uma janela de oportunidade no mercado de câmbio, permitindo adquirir moeda estrangeira em patamares que, por enquanto, são os mais acessíveis desde que o dólar alcançou os R$4,00.

Desde a década de 2010, os juros americanos foram zerados como forma de tentar recuperar a economia americana, que enfrenta recessão desde a crise de 2008. A redução buscou facilitar empréstimos, estimular o investimento e aquecer o empreendedorismo, melhorando as chances de recuperação econômica.

O aumento dos juros em 2016 foi baseado na recente melhora da economia americana. Em 2015, houve maior geração de empregos, sinalizando que as políticas de juros baixos estariam gerando resultados. Apesar dessa melhora, as taxas de inflação permanecem baixas, abaixo de 2%. Além disso, o risco mundial permanece alto, com economias demonstrando crescimento escasso. Um contexto que explica a opção americana por não aumentar os juros.

Em longo prazo, é provável que haverá manutenção das baixas taxas de juros por parte do Comitê. O crescimento mundial tem sido considerado baixo. Em nenhum outro pós-crise houve crescimento tão modesto quanto o atual [2]. Teorias mais recentes atribuem essa baixa recuperação à demografia mundial, que cresce em número de idosos e decresce em número de jovens. [3] Diante desse fato, é possível que não haja booms econômicos vigorosos como os de outrora. Uma oportunidade que, para ser bem explorada, exige assessoria profissional.

 

Para aproveitar oportunidades como essa, conte com a WM Trading. Negociamos as melhores taxas cambiais e realizamos um planejamento minucioso de suas atividades no comércio internacional. Nossa sólida reputação no mercado nos permite alcançar as melhores condições de câmbio para sua empresa. Dispomos de alto poder de negociação, que usamos em favor de suas importações para diminuir custos e aumentar a segurança de suas operações.

 

Entre em contato com a WM Trading. Beneficiamos suas importações com o melhor de planejamento e negociação em câmbio.

 

 

[1] http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/03/bc-dos-eua-mantem-taxa-de-juros.html

[2] https://www.foreignaffairs.com/articles/world/2016-02-15/demographics-stagnation

[3] https://www.foreignaffairs.com/articles/2010-11-01/demographic-future

Marcelo dos Santos Netto

 

 

WM Trading

  • 0
Packages orbit a globe with America

A escolha do frete pode afetar a eficiência da importação? Conheça um case real.

Ideal seria se tudo na vida fosse como imaginamos, mas a verdade é que nem sempre nossos projetos saem como o planejado, principalmente no mundo dos negócios e das grandes operações, que dependem de diversos detalhes. É preciso saber que uma decisão errada pode comprometer os resultados esperados.

Para que você entenda melhor, apresentamos um case de um de nossos clientes, que optou por fechar seu frete pelo INCOTERM CIF, uma decisão aparentemente mais prática e econômica, já que por meio dessa modalidade, o pagamento do frete, a responsabilidade da entrega, bem como a contratação do seguro, ficam a cargo do exportador. Mas o que deveria ser uma facilidade, se tornou um embaraço. Em certo momento da rota, a mercadoria apresentou divergência de peso para maior, além de embalagens quebradas na desova. Como foi contratado o CIF, pouco pôde ser feito, levando em consideração que a alteração do pedido é feita somente mediante a solicitação do pagador do frete, neste caso, o exportador. O cliente precisou se reportar ao exportador, para que ele fizesse a alteração das informações. Um processo muito mais trabalhoso e demorado, que poderia ser evitado, caso a contratação do frete tivesse sido feita por meio de outra modalidade.

O CIF pode trazer uma série de vantagens aparentes ao comprador, mas o que realmente acontece é que, ao se fazer a contratação da modalidade, aumentam-se os riscos e perde-se o controle e a autonomia do processo. O cliente acha que não está pagando o frete, mas o custo está embutido. Optar pelo FOB, pode trazer mais benefícios, pois o importador tem a possibilidade de escolher o transportador, a companhia de seguros e o porto de embarque, permitindo uma atuação eficaz e um acompanhamento mais amplo da operação.

Para diminuir os riscos nos cumprimentos legais e logísticos, a WM Trading faz o planejamento completo da operação, cuidando de tudo para garantir a rapidez e segurança das entregas. Com foco na redução dos custos e eficiência operacional, a WM Trading mantém um departamento logístico altamente qualificado, para controlar as rotas e outros procedimentos da importação. Dessa forma, você não precisará manter uma equipe de importação em sua empresa ou deixar toda a operação sob o controle dos fornecedores. Uma forma de aumentar a segurança, reduzir os custos e gerar resultados.

Garanta o sucesso de suas operações. Entre em contato conosco.

WM Trading

  • 0
Job-search-at-computer

Registros no SISCOSERV: De quem é a responsabilidade?

Conhecer o SISCOSERV é de fundamental importância aos envolvidos na área de Comércio Exterior.  O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio é um sistema essencial para o registro das informações, relativas às transações internacionais de serviços. O sistema permite a criação de relatórios gerenciais, orientando os mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços, além de controlar o pagamento das tarifas, sem gerar novos tributos.

Garantir a eficiência das operações é um desafio. Por isso, é necessário estar em conformidade com a legislação, ao fazer os registros do processo junto aos órgãos fiscalizadores do comércio internacional. De acordo com o portal Valor, a Receita Federal orientou o registro de transporte internacional no SISCOSERV, destacando algumas definições. Para a Receita, a responsabilidade pelo serviço de contratação de empresa no exterior, para transporte de cargas é do agente de cargas no Brasil, exceto para contrato de importação por conta e ordem de terceiros. Ainda existem controvérsias sobre a definição, mas vale lembrar que a falta do registro, equivale a uma multa de 3% do valor da operação.

A pergunta é: os registros estão sendo realizados em conformidade com a legislação? Analisar os contratos é essencial para eliminar erros, além de se ter o cuidado de optar sobre o tipo ideal de contrato. As operações por conta e ordem de terceiros, por exemplo, exigirão profissionais preparados para o registro das informações no SISCOSERV. Isso permite um controle operacional mais amplo, o que pode significar menos erros e maiores vantagens.

É importante administrar todos os detalhes da operação, para evitar impasses com erros e omissão de informações, que têm como consequências, multas bem pesadas. Para cuidar dos requisitos aduaneiros, as empresas podem contratar uma empresa especializada como a WM Trading. Nossa Trading está preparada para realizar os devidos registros para você, eliminando riscos com o não cumprimento da legislação e o custo fixo de manutenção de pessoal, para cuidar de todos os trâmites.

Conte com a WM Trading e evite despesas não calculadas no processo de importação e exportação.

Fale conosco.

 

WM Trading

Curta nossa página no facebook!