TEMPOS DE CRISE OU DE OPORTUNIDADE?
A “crise” é uma palavra de poucas letras, com o poder de nos trazer muita preocupação. Mas deixando de lado todo o peso de uma expressão tão curta, podemos tirar dela grandes oportunidades e aprendizados. Criatividade e crise sempre andam juntas, porque é nos momentos mais caóticos da vida que temos as melhores ideias.
Por mais incrível que se possa parecer, vivenciamos um tempo de transformações, onde ter ousadia e visão de futuro é essencial. Empreendedores que ainda não exportam seu produto, já podem começar a pensar em globalização, pois se a concorrência por aqui está acirrada, nada melhor do que buscar outros mercados e novas formas de, literalmente, enxergar o mundo. Com o dólar valorizado, os produtos nacionais chegam com preços mais acessíveis ao exterior, uma oportunidade de conquistar espaço no mercado internacional. Dessa forma, maiores são as possibilidades de alcançar resultados favoráveis com o comércio exterior. Boa parte das crises é sucedida por um ótimo movimento de crescimento, o que permite ao empreendedor preparar seu negócio para abrir as portas, avaliando todas as condições de crescimento. Quem está no setor de serviços pode investir sem medo, já que o mercado continua bem aquecido.
Em um momento tão delicado da economia, quem inova constantemente, buscando novidades e agregando valor ao negócio está sempre à frente. É preciso acompanhar as tendências do mundo, além de conhecer bem o produto, usando uma boa estratégia de marketing e propaganda, já que anunciar é o melhor caminho para crescer. Mas para a crise, boas ideias não são o suficiente. Vale lembrar que tudo deve vir acompanhado de um bom planejamento e gestão, buscando soluções viáveis para reduzir os custos.
Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1725612-por-crise-balanca-comercial-tem-superavit-de-us-197-bilhoes-em-2015.shtml
http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/12/crise-e-oportunidade-para-abrir-negocio-defendem-empreendedores.html