TEMPO DE POSSIBILIDADES, TEMPO DE IMPORTAÇÕES.
Quem busca colher resultados favoráveis nas operações de comércio exterior, pode apostar no terreno fértil da importação. Todos sabem que os desafios tributários muitas vezes assustam aqueles que querem expandir as fronteiras de seu negócio, mas podemos perceber que o mercado já traz possibilidades para incentivar os importadores.
Dentre as mudanças favoráveis, já é possível perceber reduções nos impostos de importação de diversos bens, como por exemplo, no mercado de informática, cujo imposto foi reduzido a 2%. A redução aplica-se, também, a outros produtos, como solventes, químicos, folhas e tiras de alumínio, além de outras matérias-primas. Outro ponto favorável está na balança comercial brasileira, que teve em janeiro um saldo positivo de US$ 923 milhões. Um resultado que se deve ao grande volume de importações e exportações. As importações, que sofreram uma diminuição desde 2015, já voltam a crescer. No início de 2016, as empresas brasileiras, investiram principalmente em importações da China, Hong Kong e Macau, além de Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Itália. Para uma positividade ainda mais firme, estão as perspectivas norte americanas em negociar um tratado de livre comércio com o Brasil. Mesmo sendo uma meta de longo prazo, o país acredita que uma parceria econômica entre Estados Unidos e Brasil, poderia trazer grandes benefícios, como o aumento das importações brasileiras, o incentivo ao comércio e o aumento das vendas em ambos os países.
O segredo para um procedimento bem sucedido está em perceber as oportunidades de negócios disponíveis e investir no tempo certo. Para isso é ideal um conhecimento mais aprofundado sobre a legislação, além de um planejamento estratégico contínuo. Elementos essenciais para um ganho cada vez maior de competitividade. Quem ainda não possui uma estrutura para importar, mas pretende fazer negócios com outros países, também está no caminho certo. Para isso é possível contar com os serviços de uma trading como a WM, que cuidará de todos os processos como legislação, logística e negociação, garantindo total segurança.
Fontes:
http://www.camex.gov.br/noticias/ler/item/680
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/eua-dizem-que-elevar-comercio-com-brasil-e-prioridade