Perspectiva econômica para 2016 e planos para importações

  • 0
Clouds above road

Perspectiva econômica para 2016 e planos para importações

Tags : 

O encerramento de 2015 está próximo. Após um ano desafiador, importadores devem fazer seus melhores preparativos para o ano de 2016. Apesar das recentes incógnitas na política, a economia revela tendências bem definidas neste final de ano. Importadores podem se beneficiar dessas tendências, podendo com elas realizar estratégias para manter a produção e a competitividade no ano seguinte.

Em 2016, os importadores possivelmente enfrentarão desafios para obter empréstimos. A inflação no mês de novembro de 2015 alcançou o patamar de 1,01%, ficando em 10% no acumulado de 12 meses. É o maior valor desde 2003 [1]. É provável que, na próxima reunião do COPOM, a taxa de juros (Selic) seja aumentada ainda mais, como forma de conter a inflação. O financiamento de importações ficará mais caro, demandando alto planejamento e poder de negociação.

O preço do dólar provavelmente continuará sua escala crescente. Reuniões do FOMC estadunidense parecem indicar a tendência “dovish” de aumentar os juros, dado os “bons sinais” da economia, como aumento de empregos. Isso causaria desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar, reforçada pela desvalorização recente do Yuan chinês, naquilo que tem sido chamado de “guerra cambial”. Tudo isso significa que os custos para importação sofrerão aumentos significantes, demandando soluções em operações de hedge e negociações com casas cambiais.

Finalmente, existem diversos riscos de aumentos sobre tributação. O caixa governamental permanece com déficits elevados. A estagnação política impediu que se realizasse o ajuste fiscal, que poderia amenizar ou resolver esse problema. Como resultado, o ajuste permanece necessário, indicando possível incidência de impostos sobre investimentos e importações em 2016. Planejamento documental e logístico serão necessários para cortar gastos e evitar demoras, principalmente diante do possível congestionamento logístico, resultado do baixo investimento em infraestrutura de transportes.

O ano de 2016 provavelmente estenderá os desafios que recaíram sobre importadores em 2015. Existem possibilidades de que haja aumento de juros, desvalorização do câmbio e incidência crescente de carga tributária. Mais do que nunca, importações serão necessárias para se acessar fornecedores com preços competitivos. Planejamento será igualmente importante para que as operações de importação sejam viáveis, permitindo a continuidade dos negócios.

FONTES

[1] http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/12/inflacao-oficial-fica-em-101-em-novembro-diz-ibge.html

[2] http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/11/fed-reforca-alta-dos-juros-neste-ano-com-preocupacoes-de-longo-prazo.html

 

WM TRADING

Planejamento financeiro e cambial inteligente para importações.

PEÇA UM ORÇAMENTO AGORA

WM Trading

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!