Perda do grau de investimento e impactos sobre importações
A agência de rating Standards & Poors rebaixou nesta semana o grau de investimento (rating) do Brasil, que recebeu a classificação de grau especulativo, ou “junk” (lixo). O Brasil foi rebaixado de BBB- para BB+, com perspectiva de decréscimos maiores [1]. A mudança causará impactos sobre as importações, acentuando o atual cenário defensivo.
Com o rebaixamento, o país perdeu o “selo de bom pagador”, fato que impede o Brasil de contrair empréstimos no exterior. Os títulos da dívida brasileira serão considerados de alto risco, causando fuga de empréstimos e de investimentos internacionais. Como consequência, haverá saída massiva de dólares e de investimentos do Brasil, pressionando a desvalorização do câmbio.
A perda do grau de investimento causa efeitos evidentes sobre o setor de importação. O preço do dólar poderá chegar a R$ 4,00 até o final de 2015, com perspectivas de aumentar até R$ 4,20 [2] [3]. Há perspectivas também de aumento substancial sobre a taxa de juros [4], dificultando importadores a contrair empréstimos para suas operações. Diante desse cenário, importadores deverão investir em planejamento para manter suas atividades, com possível terceirização de serviços para conter gastos e aperfeiçoar os resultados.
O rebaixamento foi justificado pela agência com base no baixo desempenho da economia brasileira, somada à sua crise política. Este é o segundo rebaixamento neste ano, quando o país foi rebaixado em julho. Com a perda do grau de investimento, o país fica abaixo de economias como o Azerbaijão, Bahamas e Romênia [6]. O Brasil ainda mantém o grau de investimento nas agências Fitch e Moody’s.
REFERÊNCIAS
[1] http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/cotacao-do-dolar-100915.html
[3]http://dcomercio.com.br/categoria/financas/como_a_perda_do_grau_de_investimento_afeta_o_seu_bolso
[4] http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150909_brasil_rebaixamento_ab
[5] http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/cotacao-do-dolar-100915.html
Planejamento financeiro e cambial inteligente para importações.