O Produto Interno Bruto e as importações

  • 0
PIB

O Produto Interno Bruto e as importações

Tags : 

O desempenho trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro indica um cenário crescente de frugalidade. Para manter o ritmo, importadores devem recorrer a soluções financeiras e logísticas aprofundadas, com planejamento adaptado às necessidades e principalmente às possibilidades.

Seguindo a tendência do ano passado, o PIB contraiu em -0,2 no primeiro trimestre de 2015, gerando expectativas modestas. De acordo com o Boletim Focus, o mercado espera uma contração ainda maior de -0,5 para o futuro. Confirmando a tendência, relatório do Branco Central anuncia que a instituição espera contração de -1 para o PIB, reduzindo ainda mais sua expectativa anterior de -0,5 [1].

Ao mesmo tempo, a percentagem de impostos no PIB brasileiro é cada vez maior. Segundo estudos do Fipecafe, 40% do PIB têm sido formados por impostos [2]. O valor é aproveitado pelos cofres públicos para cobrir o déficit dos últimos anos. Considerando esse déficit, a possível tendência é de aprofundamento da situação, com encarecimento sobre impostos de diversos tipos.

Contribuem para o cenário as expectativas para a inflação, que tem sido crescentes. Segundo relatório do Banco Central, o mercado espera cerca de 9% de inflação para os próximos meses. A expectativa não se contém mesmo diante do aumento dos juros, que chegou a 13,75% e prevê novos acréscimos. O governo pode enfrentar algum desafio para reverter esse cenário.

Com base na tendência do PIB, importadores devem recorrer a planejamento cada vez mais sofisticado. Serão necessários maiores esforços para conter os gastos com o financiamento de importações. Por outro lado, pode ser uma oportunidade para rever os planos e adquirir serviços especializados, que permitam baratear os custos de suas operações.

REFERÊNCIAS

[1] http://veja.abril.com.br/noticia/economia/bc-eleva-para-9-previsao-para-a-inflacao-em-2015-e-reduz-a-48-para-2016

[2] http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1092/noticias/os-impostos-ja-sao-quase-40-do-pib-e-seguem-aumentando


Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!