A inflação e o comércio internacional
O timing do mercado é gerado pelo nível dos preços. Ele afeta o valor do dinheiro e gera oportunidades ou desafios para compradores e vendedores. A situação é particularmente relevante para quem importa ou exporta. No comércio internacional, as alternativas surgem ou desaparecem de acordo com a inflação, que afeta o valor do dinheiro e determina a possibilidade de transações no comércio internacional.
A inflação gera obstáculos para importadores. Ela significa que o dinheiro nacional está desvalorizado no exterior. Como resultado, os preços estrangeiros ficam cada vez mais caros. Foi o que ocorreu no Brasil durante a década de 1980. A inflação dificultava as importações de tal maneira, que artigos como óculos Ray Ban ou videogames eram até mesmo considerados de luxo. Isso gerou todo um mercado negro de importados baratos, formado por sacoleiros do Paraguai. A consequência mais grave, no entanto, foi a dificuldade para as indústrias que dependiam de insumos importados, como máquinas ou combustíveis.
Por outro lado, a inflação pode significar vantagens para quem exporta. Afinal, os exportadores recebem em moeda internacional. A tendência de seus negócios é a de obter resultados cada vez melhores, já que ganham em dinheiro valorizado. Foi o caso do café durante os primeiros anos da República brasileira. A situação era tão vantajosa, que os cafeeiros exigiram do governo uma manutenção inflacionária, no que foram atendidos em algumas ocasiões.
Uma baixa no nível de preços pode beneficiar sobremaneira os importadores. Quando isso ocorre, a moeda nacional pode comprar mais no exterior. Isso permite até mesmo obter pechinchas em países cuja moeda seja menos valiosa do que a nacional. A situação foi vivida no Brasil durante os primeiros anos do Plano Real. O dinheiro brasileiro equiparou-se ao dólar e até mesmo se sobrevalorizou. Como resultado, brasileiros passaram a comprar cada vez mais produtos importados, fazendo esquecer os “artigos de luxo” da década de 1980.
Esse mesmo benefício não se verifica para exportadores. Quando a moeda doméstica valoriza, seus lucros provavelmente serão menores. Afinal, eles recebem em dinheiro estrangeiro, que vale cada vez menos em relação à moeda nacional. Apesar disso, vale a pena explicar que a situação é favorável à economia nacional. O dinheiro valorizado significa estabilidade, confiança na moeda e aumento da capacidade de consumo, gerando oportunidades de investimento.