IMPORTAÇÕES E OPORTUNIDADES PARA 2015

  • 0
business

IMPORTAÇÕES E OPORTUNIDADES PARA 2015

Tags : 

Apesar das previsões modestas, o ano de 2015 pode gerar oportunidades ao setor de importações e às empresas que dependem desse setor. Em cenário de baixas expectativas, ganham prioridade as soluções que permitam diminuir custos e manter a continuidade dos negócios. Como resultado, o mercado pode desenvolver soluções e gerar oportunidades para aqueles que saibam tirar proveito delas.

Sem dúvida 2015 trará desafios às importações. É o caso da expectativa para o aumento do dólar e da inflação, somados à baixa do crescimento, conforme os últimos relatórios Focus de 2014 [1]. Apesar desses desafios, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas indica que, mesmo com baixas perspectivas para 2015 [2], a maior parte das empresas planeja manter o nível de investimentos, sem intenções de diminuir [3]. Nesse cenário, as importações farão diferença para a sustentabilidade dos negócios.

Para manter o nível produtivo, as empresas terão de diminuir os custos da compra e do transporte de insumos. Além disso, importações menos custosas serão indispensáveis para manter a competitividade de vários negócios. Isso irá gerar mais oportunidades para empreendimentos que ofereçam preços competitivos, taxas de câmbio mais aceitáveis e soluções financeiras que atendam à necessidade de poupar.

A busca por custos reduzidos poderá fazer as empresas buscarem locais cujos fornecedores ofereçam preços mais atrativos. Uma das possibilidades serão os novos Tigres Asiáticos do Mekong. Além dos preços menores, essas novas fontes poderão trazer outra vantagem: o fato de estarem relativamente isentas de investigações comerciais, como as de dumping. Isso facilitará as operações de compra e venda, dinamizando o abastecimento dos negócios. 

Mesmo os desafios enfrentados por alguns países podem criar oportunidades para importadores. A crise político-econômica, a desvalorização do rublo e as sanções econômicas, por exemplo, tornam a Rússia uma oportunidade para adquirir insumos industriais a preços acessíveis. Outros países poderão passar por crises cambiais ou produtivas semelhantes, oferecendo novas oportunidades. A própria China poderia ser incluída nessas possibilidades, mesmo que remotas.

 

REFERÊNCIAS:

[1] http://www.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20141212.pdf

[2] http://www.valor.com.br/brasil/3838184/indice-de-confianca-da-industria-cai-15-em-dezembro-diz-fgv

[3] http://www.valor.com.br/brasil/3824824/menos-empresas-planejam-investir-em-2015-aponta-sondagem-da-fgv

Gostou desse conteúdo? Assine minha newsletter e receba minhas dicas no seu e-mail

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)


Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!