A IMPORTAÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL

  • 0
importar_carros

A IMPORTAÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL

Tags : 

O Brasil é pródigo em estratégias protecionistas. O exemplo mais evidente é o da indústria de veículos, cuja defesa é justificada em argumentos clássicos: proteger a produção nacional. Para realizar a importação de veículos, empresas e indivíduos precisam enfrentar uma carga tributária pesada, além de uma burocracia desafiadora. O contexto pode gerar oportunidades a produtores, mas pode dificultar a situação para consumidores.

Os obstáculos para importar automotores são semelhantes para empresas e para importadores individuais. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas devem transpor uma burocracia complexa. O passo a passo deve ser rigorosamente respeitado, ou a carga poderá ser apreendida e leiloada pelo governo [1]. Além disso, há também a incidência de impostos, como o Imposto sobre Importação (II) e o Imposto de Produção sobre Importação para importados (IPI-importado) [2]. Existe discussão sobre se o IPI-importado deveria recair sobre todas as importações ou apenas sobre empresas.

O protecionismo brasileiro à indústria automobilística gerou controvérsia internacional. Em 2013, a União Europeia acionou o país na Organização Mundial de Comércio devido à alta do IPI-importados [3]. Outra queixa recaiu sobre o programa Inovar-Auto, que prevê incentivos fiscais às indústrias que produzam no Brasil carros econômicos e com preços acessíveis [4]. O programa conseguiu trazer diversas indústrias automobilísticas ao país, como a Mercedes-Benz e a Peugeot.

O protecionismo pode gerar oportunidades para produtores nacionalizados. Eles desfrutam de um mercado amplo, de difícil acesso e com baixa concorrência internacional. Por outro lado, o protecionismo gera custos altíssimos ao consumidor brasileiro. As maiores queixas recaem sobre os preços, considerados abusivos. Há também queixas sobre a qualidade dos carros. Pesquisa da J.D. Power indicou que os veículos brasileiros apresentam mais problemas do que os importados [5].

Embora importar pareça desvantajoso, existem algumas exceções. A importação de carros híbridos (quem funcionam à base de gasolina e de eletricidade) recebe descontos em impostos para importação [6]. E, no caso de carros luxuosos, importar pode sair mais barato do que comprá-lo em território nacional [7]. Além disso, algumas indústrias decidiram abordar o problema da diferença de preços. Os carros produzidos no Brasil pela Alfa Romeo, por exemplo, serão vendidos em 2015 pelo mesmo preço que são vendidos no exterior [8].

REFERÊNCIAS

[1] http://www.proimportsmotors.com.br/importe-seu-carro/importacao-de-veiculos-p-pessoa-juridica-empresas-revendas/

[2] http://motorshow.terra.com.br/secao/mercado-e-servicos/como-importar-um-automovel

[3] http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/12/ue-questiona-brasil-sobre-impostos-de-carros-importados-na-omc.html

[4] http://exame.abril.com.br/economia/noticias/o-que-o-inovar-auto-quer-das-empresas

[5] http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/10699-carro-produzido-no-brasil-e-de-baixa-qualidade

[6]http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/09/20/noticiasjornaleconomia,3317650/importacao-de-carros-hibridos-fica-mais-barata.shtml

[7] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/08/burocracia-dificulta-importar-carro-mas-preco-final-pode-compensar.htm

[8] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/09/carros-da-bmw-fabricados-no-brasil-vao-custar-o-mesmo-que-importados.htm

Gostou desse conteúdo? Assine minha newsletter e receba minhas dicas no seu e-mail

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

WM Trading

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!