Entenda a balança comercial

  • 0
balanca_comercial

Entenda a balança comercial

Tags : 

A balança comercial de um país é um indicativo relevante sobre a economia. Ela informa como vai a produção, a competitividade e as contas do país, revelando as condições macroeconômicas do mercado. Isso explica por que é monitorada constantemente pelo governo, pelos investidores e pelos empreendedores. Entender a balança comercial é importante para tomar decisões, seja na política, seja nos negócios.

A balança comercial é formada pela diferença entre as importações e as exportações feitas durante um período de tempo. Esse período costuma ser medido em trimestres ou em anos. Na prática, o cálculo da balança soma todas as importações e exportações feitas nesse período e subtrai uma da outra, obtendo o saldo.

Quando as exportações superam as importações, dizemos que há uma balança comercial favorável. Ela obteve superávit e se tornou positiva, indicando que o país conquistou “lucros”. Quando as importações superam a exportações, a balança comercial torna-se negativa. Essa situação pode ser entendida como “prejuízo”, embora o termo correto seja “défict”.

A balança comercial favorável é considerada ideal. Ela significa que o país exportou mais do que importou, ou que vendeu produtos com maior valor agregado do que comprou. Como resultado, mais dinheiro entrou no país. Isso pode significar que a economia nacional está competitiva e aquecida, com geração de empregos, conquista de lucros e obtenção de recursos para investimentos do governo e do empresariado.

Por outro lado, a balança comercial negativa pode ser preocupante. Ela indica que o país importou demais e exportou de menos; ou que vendeu produtos com pouco valor agregado e comprou produtos com muito valor agregado. Em ambos os casos, o dinheiro mais saiu dos cofres do que entrou. Isso acontece quando há pouca produção nacional, mercado escasso e tecnologia baixa, entre outros motivos nada favoráveis.

A balança comercial pode ser afetada pelo valor do câmbio. Quando o dólar está alto, a maior vantagem é para exportadores, que ganharão mais pelos produtos que vendem. Quando o dólar está baixo, a vantagem passa para os importadores, que podem comprar mais por menos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país também se relaciona com a balança comercial. Como dito, quando a balança comercial é positiva, isso significa que mais dinheiro está entrando no país. Por consequência, pessoas, governos e negócios possuem mais dinheiro para consumir e investir, aumentando o bem estar. Por outro lado, quando a balança está negativa, há menos dinheiro no país. Isso significa menos consumo, menos investimento e menos bem estar.

 

WM Trading

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!