Disputas políticas, impeachment e o comércio internacional no Brasil

  • 0
impeach

Disputas políticas, impeachment e o comércio internacional no Brasil

Tags : 

No Brasil, a economia é classicamente sujeita à política. Leis, tributos e a capacidade do Poder Executivo garantem esse controle. Qualquer evento político influencia o desempenho econômico do país, forçando importadores a se manter alertas sobre a política do país. Independentemente de convicções, a situação é evidente em cenários de disputa política, como o deste final de 2015.

Desde 2014, quando foi reeleito, o governo enfrenta oposição acirrada por parte de congressistas, de militantes e de cidadãos. Isso torna difícil ao governo tomar as decisões necessárias para superar o déficit fiscal e reajustar a economia. A situação é agravada pelas investigações e pelo próprio descrédito do governo entre empresários, investidores e contribuintes. Com o governo paralisado, a economia igualmente fica paralisada, situação que causa revezes a importadores, como inflação, desvalorização do câmbio, aumento dos juros e tendência de alta tributação sobre importados.

Toda essa paralisia concentra expectativas e, em alguns casos, até mesmo esperanças em relação ao impeachment da presidente empossada. A pauta do impeachment também faz parte do movimento de resistência que paralisa o governo, contexto que conduz opositores e manifestantes a pressionar uma decisão sobre o impasse. Apesar das esperanças, o processo de impeachment ameaça gerar instabilidade em curto prazo, impondo desconfortos crescentes a importadores, como escalada abrupta e vertiginosa do dólar e da inflação, entre outras variáveis desfavoráveis ao comércio internacional.

Apesar do desconforto, seria possível afirmar que o impeachment traria benefícios em médio e longo prazo. O eventual afastamento da presidente poderia devolver ao governo sua capacidade decisória. Isso habilitaria os governantes a tomar as decisões necessárias à recuperação econômica do país, como a do ajuste fiscal. Caso o impeachment não ocorra, o fechamento desse episódio poderia devolver à presidente uma parte de sua capacidade decisória. O caminho para a recuperação seria novamente possível, embora prejudicado pelo descrédito da governante e pela eventual substituição do Ministro da Fazenda.

O cenário político de 2015 é particularmente tenso, exigindo atenção por parte dos importadores. Sua paralisia em breve pode dar lugar a um período de instabilidade abrupto, lentamente substituído por um apaziguamento. Em longo prazo, a situação pode ser benéfica aos importadores, porque auxiliará o governo a tomar medidas que estabilizem o cenário. Até que isso ocorra, planejamento fiscal, financeiro e documental será estratégico para manter a viabilidade dos negócios.

 

WM TRADING

Segurança, qualidade e estabilidade em importações.

PEÇA UM ORÇAMENTO AGORA

WM Trading

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!