
A CRISE RUSSA DE 2014
A crise russa de 2014 russa exige ponderar sobre suas consequências. Como país emergente, a Rússia é protagonista no mercado mundial, situação que indica como uma crise nesse país pode afetar esse mercado. Para o Brasil, a crise pode gerar oportunidades, mas também implica riscos, exigindo avaliar as consequências possíveis desse evento.
A crise da Rússia é causada pela queda do preço do petróleo, somada às sanções comerciais impostas à Rússia devido à atuação de Putin na Crimeia. Juntos, esses fatos geraram uma desvalorização significante do rublo, prejuízo que o banco central russo tentou reverter elevando as taxas de juros de 10% para 17%.
A solução foi inócua: investidores desconfiaram ainda mais do mercado russo, gerando nova debandada de investimentos. Isso desvalorizou ainda mais o rublo, causando tensão no mercado internacional. Durante a década de 1990, a Rússia declarou moratória de sua dívida, gerando revezes em diversos países. Investidores temem que a história se repita atualmente.
Na condição de país emergente, o Brasil sofre um “risco de contágio” da crise russa. Caso associem os dois países, investidores podem retirar seu capital do Brasil, causando novo aumento no preço do dólar e dificultando as importações. É algo semelhante ao “efeito tango” causado pela Argentina. Apesar desse risco, ainda não há sinais de um “efeito cossaco” sobre países emergentes [1].
A situação pode ser vantajosa para importadores brasileiros. A restrição comercial da Rússia e sua desvalorização cambial abrem janelas de oportunidades, que podem se beneficiar de preços mais acessíveis. De fato, desde a crise, importadores brasileiros aumentaram a compra de insumos industriais russos [2].
Enquanto isso, a crise da Rússia desfavorece os exportadores brasileiros. Durante a crise da Ucrânia, a Rússia passou a comprar mais carne brasileira, devido à sanção impostas por diversos países [3]. A desvalorização do rublo e a alta dos juros forçam compradores russos a diminuir suas aquisições, encerrando as oportunidades geradas pela crise política internacional. [1]
FONTES:
[1] http://www.dw.de/crise-russa-j%C3%A1-prejudica-economia-brasileira/a-18139869
Gostou desse conteúdo? Assine minha newsletter e receba minhas dicas no seu e-mail