Brasil rejeita acordo mundial para isenção de tarifas sobre importação de eletrônicos

  • 0
acordo_tecnologia_info

Brasil rejeita acordo mundial para isenção de tarifas sobre importação de eletrônicos

Tags : 

O Brasil decidiu não aderir a um acordo estabelecido entre os países da Organização Mundial do Comércio (OMC) para zerar tarifas de importação sobre diversos itens eletrônicos. A lista inclui 250 produtos, como aparelhos de ressonância, GPS, smartphones e videogames. Cerca de 80 países adentraram o acordo.

Com o acordo, os países signatários terão acesso facilitado a tecnologias essenciais ao desenvolvimento, como aparelhos médicos, medidores para engenharia e computadores de precisão. O acordo igualmente permitirá ter preços reduzidos em artigos de entretenimento. Empresas como Samsung e Intel.

O Brasil rejeitou o acordo devido à sua tradição de proteger a indústria eletrônica nacional. Derivada do regime militar, essa proteção busca defender a indústria nacional de “tecnologias sensíveis”, consideradas importantes à segurança do país. Outro objetivo da rejeição é o de atrair indústrias para o território nacional. A estratégia tem imposto ao Brasil defasagem tecnológica, como ilustra a década de 1980.

Conhecido como ITA (sigla em inglês para Acordo para Tecnologias de Informação), o acordo foi assinado dia 20 de junho em Genebra, capital da Suíça. Os signatários representam 97% do comércio mundial de eletrônicos. Espera-se que o acordo entre em vigência até 2016.

REFERÊNCIAS

http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/gadgets/noticia/4167900/acordo-elimina-tarifas-para-eletronicos-paises-mas-brasil-resolve-ficar

http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/a-pol%C3%ADtica-comercial-brasileira-e-o-acordo-de-tecnologia-da-informa%C3%A7%C3%A3o

WM Trading

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!