Mudanças no Itamaraty, oportunidades para importadores

  • 0
Itamaraty

Mudanças no Itamaraty, oportunidades para importadores

O atual governo brasileiro é contestado em várias pautas, mas ao menos em uma delas avança sem obstáculos: as relações exteriores. A recente mudança de Ministro gerou adaptações perceptíveis na agenda internacional brasileira. As política externa ganha novas diretrizes, passando a contemplar em vários pontos o comércio exterior. Após quase dezesseis anos de diplomacia politizada, o comércio e a economia mais uma vez ganham prioridade. Importadores precisam estar atentos a essas mudanças, porque podem trazer vantagens aos seus negócios.

Parte das mudanças no Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty) recai sobre a forma de aproximação com possíveis parceiros. Existe a percepção de que o multilateralismo e a Organização Mundial do Comércio não geram resultados adequados. Dessa forma, a diplomacia brasileira busca abordagens alternativas. Maior ênfase é dada aos tratados bilaterais e plurilaterais, junto a parcerias estratégicas. Enquanto isso, o Mercosul é reorientado para o livre comércio interno e para parcerias externas com Europa, Estados Unidos da América, Aliança para o Pacífico e Japão, privilegiando uma agenda de interesses comerciais.

Outra parte das mudanças cria nova base de orientação para as relações internacionais brasileiras. A vocação política cede lugar ao pragmatismo comercial, com ênfase sobre avaliações econômicas, estudos comerciais e favorecimento da balança comercial. Depois de anos com foco em relações ideológicas, o Itamaraty abandona gradualmente a lógica da relação Sul-Sul, passando a buscar parceiros comerciais fortes. Em nome dessa aproximação, ênfase é dada também a remoção de barreiras não tarifárias, equilibrando possíveis parcerias com países de economia desenvolta.

Essa reorientação da diplomacia brasileira provavelmente será estável. No Brasil, as relações internacionais costumam ser herméticas e pouco debatidas. Objeções a gestão atual certamente continuarão, mas a política externa brasileira continuará em low profile. As mudanças no Itamaraty certamente continuarão sem grande notoriedade, evitando maiores questionamentos ou críticas. É o momento certo para importadores começarem seus preparativos. Eles poderão em breve se beneficiar de parcerias estratégicas com economias fortes, de onde poderão importar com vantagem e benefícios obtidos diplomaticamente.

Esse favorecimento diplomático, no entanto, não gera maior facilidade operacional para o comércio exterior. Importações prosseguirão sujeitas a diversos tipos de risco. A burocracia e a complexidade alfandegária continuarão elevadas, demandando abordagem profissional. O mesmo ocorre ao setor logístico, que exige planejamento sofisticado para obter soluções adequadas. O setor financeiro e o equilíbrio cambial permanecerão complexos, devido aos desafios macroeconômicos herdados do último governo. Sem orientação profissional, importações podem sofrer atrasos, carestia, multas.

Para aproveitar esse novo momento da diplomacia brasileira, a AMARAL & CIA fornece serviços de alta qualidade em comércio internacional. Somos uma trading com anos de experiência em importações. Fornecemos a sua empresa recursos sofisticados para importar com segurança e precisão, evitando entraves, contornando dificuldades e alcançando vantagens e benefícios. Sua empresa conta com a melhor estrutura profissional para negociar e nacionalizar suas importações nas melhores condições, elevando a produção e a competitividade de seus negócios.

Operamos no comércio internacional com base em planejamento racional e bem estudado. Com nosso planejamento documental, registramos a importação e realizamos classificação de mercadorias precisa, evitando entraves alfandegários e obtendo eventuais benefícios, como redução e isenção fiscal. Nosso planejamento logístico desenvolve soluções adequadas as operações, reduzindo gastos e evitando atrasos na nacionalização das cargas. Usando nosso poder de negociação, representamos sua empresa no mercado financeiro, alcançado soluções financeiras adequadas aos seus negócios.

Analisamos e monitoramos o mercado internacional em busca das melhores oportunidades. Mantemos uma ampla rede de fornecedores, localizados em mercados estratégicos, produtivos e altamente competitivos. Realizamos missões e visitas a feiras internacionais, em busca de ofertas e novidades. Estudamos as tendências do mercado internacional e as mudanças alfandegárias no Brasil, em busca das melhores chances. Tudo para que sua empresa realize importações com preços competitivos, qualidade elevada e condições favoráveis.

 

Entre em contato com a AMARAL & CIA. Com nossa parceria, sua empresa alcança o melhor do comércio internacional.

Amaral & Cia

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!