Novos rumos políticos beneficiam importadores.

  • 0
bandeira-brasil

Novos rumos políticos beneficiam importadores.

Embora a situação política brasileira ainda demande atenção, já é possível perceber mudanças que preparam o terreno para o desenvolvimento. O principal foco do governo é a reestruturação, com movimentos no sentido de fazer a economia crescer. Esforços estão sendo investidos na desburocratização, bem como nas reformas previdenciária e tributária.

O que se espera é uma melhoria gradual do cenário econômico, que beneficie, também, a vida do importador. Antes, a perda do grau de investimento brasileiro, trazia barreiras para o comércio exterior, como no caso de fornecedores que reduziram os prazos para pagamento, exigindo compras a vista. Essa situação se agravou, com o conjunto de situações negativas sobre o país, bem como a dívida bruta do governo federal e a crise política. A perspectiva é que o processo de impeachment, além de outras mudanças, traga novos rumos para a situação, melhorando a percepção do cenário do país. Um outro ponto a se destacar é o relacionamento entre importador e exportador. É possível perceber que os fornecedores vêm se esforçando para facilitar as vendas, como forma de manter o cliente. A saída tem sido a negociação dos preços e formas de pagamento, de maneira que o valor das mercadorias não seja tão afetado, frente ao câmbio desvalorizado.

A reestruturação da política brasileira pode transformar o cenário de incertezas, ainda que de forma lenta, a começar pela segurança que já traz aos investidores e fornecedores estrangeiros. Além das mudanças no mercado financeiro, de investimento, câmbio e ações, estão as medidas internas, como os investimentos em infraestrutura, que poderão beneficiar os importadores. Uma delas está nos investimentos dos portos brasileiros, com o aumento da capacidade, o que poderá viabilizar a logística portuária e, consequentemente, trazer vantagens nas importações.

Para quem esta no mercado de comércio exterior e espera por uma boa oportunidade para importar, o momento de fazer um planejamento estratégico é agora. Existem formas de se realizar operações com segurança e economia. Com a AMARAL & CIA você terá a sua disposição, analistas operacionais com experiência para realizar a análise tributária, classificação de mercadorias, além do planejamento aduaneiro e logístico.

Fale conosco para a estabilidade e segurança a suas operações.

 

 

Amaral & Cia

Leave a Reply

Curta nossa página no facebook!