..::data e hora::.. - 00:00:00
medicamentos

A logística na importação de medicamentos e químicos

A importação de medicamentos e produtos químicos é um processo delicado, que não envolve apenas um contato com um fornecedor de outro país, mas uma série de particularidades, como rigorosos controles e fiscalizações de diversos órgãos, bem como o cumprimento de exigências legais. É por isso que realizar operações por conta própria pode ser um risco para as empresas que não possuem a devida experiência, o que pode gerar erros e entraves.

No caso dos medicamentos, a importação sem o registro na ANVISA, para fins industriais e comerciais, é vedada, salvo em casos de importação para pessoa física, onde é realizado um pedido excepcional, junto à ANVISA, para uso pessoal. O mesmo vale para outros produtos de ordem química, como saneantes, insumos para a indústria farmacêutica, cosméticos, agrotóxicos, dentre outros. Alguns produtos químicos podem ser classificados como produtos perigosos, principalmente quando se trata de abrasivos, combustíveis e outros produtos que gerem risco para o meio ambiente. Neste caso é obrigatória a emissão da Autorização Ambiental, realizada junto ao Ibama. Dessa forma, a carga estará apta para a circulação.

Devido ao grau de periculosidade ou risco de uso para fins ilícitos, como no caso dos medicamentos e produtos farmacêuticos, existe o controle e fiscalização pela Polícia Federal, Ministério do Exército e Polícia Civil, sendo necessário o aval para a atividade de importação. Mas a legalização do importador é apenas um detalhe do processo. Abrindo um pouco mais o leque da cadeia de suprimento, encontram-se os fornecedores, que também precisam estar autorizados para a venda, com a devida licença regularizada, caso contrário, o processo fica comprometido, já que a responsabilidade é compartilhada por toda a cadeia. É preciso ter em mente que um erro ou desvio da mercadoria pode se configurar em infração, com penalidades como advertências formais, apreensão da carga em situação irregular, além da aplicação de multas.

Confiança é essencial. É por isso que todo cuidado é pouco na hora de selecionar os fornecedores. É necessário conhecer o mercado, conduzir a negociação, planejar a logística, definir rotas e modais, para garantir uma entrega segura, eficiente e dentro do prazo, lembrando que no caso dos produtos químicos, o transporte e armazenagem deverão ser feitos de maneira cuidadosa para garantir a integridade da carga.

Lidar com a legislação, negociação e logística pode ser arriscado para quem pensa em importar por conta própria. A Amaral & Cia possui a experiência e estrutura que você precisa para receber suas mercadorias. Isso com uma ampla rede de fornecedores e contatos, profissionais qualificados, com uma equipe jurídica, operacional e logística para planejar todo o processo e fornecer assessoria, desde à classificação e o desembaraço, até à entrega da carga em suas mãos. Assim é possível cortar gastos, evitar erros, diminuir riscos e garantir um negócio de sucesso.

A AMARAL & CIA possui a qualidade que suas importações necessitam. Entre em contato e consolide conosco uma parceria de sucesso em comércio internacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça nossos serviços para empresas no exterior  -  Amaral & Cia Consulting